Banespão

Depois de uns sete anos eu finalmente voltei ao Edifício Banespa, o “Banespão”, e vim contar e mostrar pra vocês como foi. Eu e o Psy fomos numa quinta à tarde e estava bastante movimentado, esperamos entre 20 e 30 minutos na fila – já ouvi dizer que as vezes demora mais de uma hora, acho que demos sorte…

O edifício foi inaugurado em 1947, para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e na verdade se chama Edifício Altino Arantes – homenagem ao primeiro presidente do banco. Com seus 35 andares, já foi o edifício mais alto do Brasil, mas desde a década de 60 ele “perde” para o Mirante do Vale, que tem 51 andares e, por ficar em um vale (do Anhangabaú), não parece ser tão alto. Atualmente o Banespão é o 3º edifício mais alto da cidade e o 5º do país.

Claro que a vista geral de São Paulo é o que todos querem apreciar, mas há outras atrações no edifício. O saguão tem paredes altas de mármore e o piso com brasões de bronze, um enorme painel com pintura de pessoas trabalhando e um lustre maravilhoso de 13 metros, feito com 10mil pingentes de cristal. Depois de subir um elevador até 26º andar, outro até o 32º e dois lances de escada, esperamos novamente em uma salinha com fotos e notícias antigas sobre o Edifício Banespa.

Mais um lance de escada e chegamos ao topo do prédio: a torre! A visita é monitorada e “lá em cima” só podem ir 6 pesoas de cada vez (o espaço é pequeno mesmo) e o tempo de permanência é de 5 minutos. Parece pouco, mas da para ver tudo, fotografar e bagunçar a cabeleira com o vento ;D

banespao_01

banespao_02

banespao_03

banespao_04

banespao_05

banespao_08

banespao_09

banespao_10

banespao_11

banespao_12

banespao_13

banespao_14

banespao_15

banespao_16

Banespão (Edifício Altino Arantes): Rua João Brícola, 24 – Centro
Próx. Metrô São Bento –  De seg. à sex., das 10h às 15h
Entrada gratuita e não precisa agendar

Também visitamos o terraço do Edifício Martinelli, logo logo posto aqui ;*

10 Responses to Banespão

  1. Ai que legal!!!
    Já passei por lá mas nunca entrei =/
    Da próxima vez que for a SP vou de certeza!
    Beijo

  2. nunca fui lá, ainda vou conhecer um dia.

  3. O centro de SP é incrível!
    Beijos, Pá.
    @papalombo
    http://www.fashionandotherthings.com

  4. Gente, que lindo! A vista de SP é tudo mesmo, mas por dentro tem mta história hein? Nunca fui, mas adorei a dica!!!
    Beijos
    http://www.smooch.com.br

  5. Que bacana esse lugar!!! Vista mais do que linda!

  6. Muito legal esse lugar, fui visitar uma vez, mas estava fechado, então não consegui subir!! Uma pena!!

    :***

  7. Estou tentando descobri de quem é a pintura que tem no Hall, até agora só descobri o nome dela, você sabe qual é o nome do pintor?? Este mural é sensacional.

Gostou? Deixe um comentário (: