Sobre o Carnaval e o Dia Internacional da Mulher

A festança brasileira vem dos carnavais da Itália e França, que ocorriam em formas de desfiles urbanos e as pessoas usavam máscaras e fantasias. Os primeiros blocos carnavalescos começaram a aparecer no Brasil no final do séc. XIX e ficaram mais populares no séc. XX, quando as pessoas começaram a se fantasiar e decorar seus carros, além de desfilar em grupos pelas ruas das cidades (vem daí os carros alegóricos das escolas de samba) e cantando marchinhas, que deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A partir de então começaram a surgir as escolas de samba e os campeonatos que verificam qual é mais bonita e mais animada, isso no Rio de Janeiro e posteriormente em São Paulo. Em cidades como Recife e Olinda, o carnaval mantém suas tradições originais, as pessoas saem às ruas no ritmo do frevo e maracatu. Em Salvador  os trios elétricos é que comandam, seguidos dos blocos Olodum e Ileyaê e em cidades interioranas ainda predominam as marchinhas.

Eu não sou muito fã de carnaval, só gosto porque é feriado nacional. Preferi não entrar na parte religiosa – na qual o carnaval é o “tempo livre” dos católicos e vem seguido da Quaresma (40 dias de penitência) – porque não sou “ligada no assunto” e posso acabar me equivocando… ops! Muitos acham que é sinônimo de bagunça e putaria, e isso muito me irrita!

Também não ligo muito pro “dia da mulher”… Ok, faço o tipo do contra em todas as datas importantes, mas é porque acho tudo muito banal, só desculpinha pra fazer (ou deixar de fazer) algo :/

Muitos não sabem que esse dia é uma celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher, acham que a gente só quer presentinho e mimimi, mas não. O dia internacional da mulher veio devido os inúmeros protestos que as mulheres, no final do séc. XIX e início de XX, empregadas em fábricas faziam requerendo melhores condições de trabalho, salários justos e o direito de voto. A data passou a ser comemorada mundialmente após um incêndio provocado em uma fábrica de Nova Iorque, onde  129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. Foi na primeira conferência internacional sobre a mulher, em Copenhagen, que o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.

Este ano essas duas comemorações caíram no mesmo dia e qual foi mais celebrada? A idéia aqui não é favorecer uma e menosprezar outra, apenas quero que todos saibam da importância de cada uma… pulem carnaval pela diversão, respeitem o próximo e aprendam com o passado (principalmente as mulheres, neste caso).

Imagens: Reprodução

Me desculpem se fui muito direta ou grosseira, não tive intenção. Depois eu conto como foi meu feriadão ;*

11 Responses to Sobre o Carnaval e o Dia Internacional da Mulher

  1. Ola!

    Na verdade tenho pavor de Carnaval…acho muito gente ociosa junta,kkkk, mas o feriado de fato e uma delicia. Questão de gosto neh…
    Acho que sinceridade é tudo..

    Otimo post,

    Beijos
    @celibonete
    http://www.casanovaeagora.wordpress.com
    http://www.frescurisse.blogspot.com

  2. Olha só, que legal toda essa história!
    Obrigada pela informação gatah,

    Um beijão,
    Equipe EhTrendy
    http://www.ehtrendy.blogspot.com

  3. Tem razão,Marília!
    Concordo contigo.É importante que todos saibam
    como o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido
    e deem valor a isso. E mais, ainda temos que lutar,pois,
    infelizmente,ainda não temos igualdade salarial,muitas
    sofrem violência e preconceito,etc.
    Bjos!

  4. uhuuuul! falou e disse! mega concordo que o dia da mulher nao eh devidamente valorizado! assim como a mulher daquela época por quem as pioneiras lutavam!
    amei o post! nao sabia desses fatos!
    bjs

  5. Sempre com postagens lindas e cheias de conteúdo!!!Bjks

  6. ai também não curto carnaval, mas essa coisa de marchinha eu acho até legal, só não gosto desse climão que fica no brasil por causa do carnaval, preguiça grande disso, rs. sobre o dia da mulher, acho engraçado porque tem gente que nem sabe o real motivo da data, mas fazem comercial de lingerie, haha.
    feliz dia da mulher e bom fim de feriado :}
    beijos

  7. boas palavras, já viu esse video?? http://www.youtube.com/watch?v=oLmFQxsMbN4&feature=player_embedded

    beijo grande!
    aah, tem sorteio no blog

  8. O dia melhor foi praticamente esquecido por causa do carnaval. uma pena isso…

    Bjs

  9. aaah eu sou meio complicada com carnaval..tem epoca q to doida pra cair na folia..mas quando abro a porta e vejo o “mundo lá fora” corro pra dentro de casa.. e tem ano que vejo as pessoas e me jogo no meio..

    vai saber..

    Ah em relação ao esfoliante..tem de outro cheirinho sim.. acho que tem de pitanga..mas aí eu nem senti..pq nao tinha na lojinha que comprei.

    • Eu também sou de lua com isso, mas sempre me irrito com a falta de respeito alheia :/

      Ai, vou procurar o de pitanga então, espero que o cheirinho não seja muito forte hehe

Gostou? Deixe um comentário (: